Hallmeter

Hallmeter

O Hallmeter (indicador de mistura) é um instrumento que permite o monitoramento da proporção oxigênio/combustível que está sendo queimada pelo motor. O funcionamento desse instrumento é simples, ele recebe informações da Sonda Lambda (correntes elétricas, que variam de aproximadamente 100mV a 900mV) que acende os leds nele existentes.

Geralmente, um Hallmeter possui uma escala com 3 classificações: Rica, Ideal e Pobre (Rich, Stoich e Lean). Cada escala é composta de aproximadamente 6 leds, dependendo da marca do instrumento. Há também os hallmeters digitais, que mostram a tensão em um display LCD, em números.

Sua utilização é encontrada com frequência em carros preparados (turbo, aspirado e nitro), pois essas preparações envolvem modificações na relação da mistura, que deve ser monitorada com frequência, para evitar perda de desempenho, aumento do consumo e até a quebra do motor.

Se a proporção da mistura estiver errada, seja ela rica demais ou pobre, o motor será altamente prejudicado. Uma mistura rica causa grande emissão de poluentes, já que não há oxigênio suficiente para queimar completamente o combustível e isso gera a formação do indesejável CO, no lugar do CO2. Uma mistura pobre causa sobre-aquecimento, elevando o risco de quebra do motor.

Embora não seja muito utilizado em carros sem modificações no motor, pode ser útil para diagnosticar problemas antes de encaminhar ao mecânico. Não tem um hallmeter? Você pode usar um multímetro… Lembre-se que a Sonda Lambda envia sinais em forma de energia elétrica (Corrente Contínua), então se você ligar um dos fios de seu multímetro no fio da Sonda e o outro no bloco do motor (terra), ele estará fazendo o papel do Hallmeter, apenas abrindo mão da facilidade da visualização através de leds.

Atualmente no mercado, existem várias fabricantes de instrumentos: Cronomac, ODG, BeastRacing, Orlan Rober, entre outras.

Comentários estão fechados